04/06/2018 às 08:53

PIB do Brasil cresce 0,4% no primeiro trimestre

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 0,4% no período entre janeiro e março, em comparação com o trimestre anterior. O resultado, divulgado hoje pelo IBGE, representa o quinto crescimento consecutivo. Em relação ao primeiro trimestre de 2017, o avanço foi de 1,2%.

O consumo das famílias, importante indicador para o setor de supermercados, registrou alta de 2,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo a quarta alta em sequência nessa base comparativa. “A alta se deve ao comportamento dos indicadores de crédito para pessoa física, bem como das taxas de inflação e de juros mais baixas que as registradas no primeiro trimestre de 2017”, informou o IBGE em comunicado.

Um dos destaques positivos do PIB foi a Indústria de Transformação, que registrou crescimento anual de 4%, puxado principalmente pela “produção de bebidas; móveis; máquinas e equipamentos; papel e celulose; metalurgia; veículos; equipamentos de informática”, de acordo com o IBGE. 

O setor de Agropecuária cresceu 1,4% em relação ao trimestre anterior, porém caiu 2,6% quando comparado com o primeiro trimestre do ano passado.

Fonte: Exame